Os navios de cruzeiro oferecem uma variedade de comodidades e serviços para tornar sua viagem o mais confortável possível. Um desses serviços essenciais é o ar condicionado, que ajuda a manter a temperatura agradável em todas as áreas do navio, independentemente do clima externo.
Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o ar condicionado em navios de cruzeiro.
Todos os navios de cruzeiro modernos possuem ar condicionado nas áreas públicas. Isso inclui áreas como:
- Átrio
- Salões de jantar
- Teatros
- Cassinos
- Clubes e discotecas
O ar condicionado nas áreas públicas é geralmente muito forte, então é recomendável que você leve um casaco ou suéter para quando estiver sentado em ambientes fechados por longos períodos.
Tome muito cuidado ao sair de áreas muito quentes, como piscina ou banho de sol, ou ainda voltando de alguma parada. A queda brusca de temperatura que você irá enfrentar nas áreas comuns do navio pode ocasionar em problemas de saúde.
Ar condicionado nas Cabines:
Todas as cabines de navios também possuem ar condicionado. Você poderá controlar o ar condicionado em sua cabine usando um termostato. Em alguns navios mais antigos, o ar condicionado pode ser menos potente, mas mesmo assim são capazes de refrigerar a cabine adequadamente.
O ar condicionado nos navios de cruzeiro mais novos é geralmente muito potente. Alguns termostatos terão apenas uma escala de seleção do azul para o vermelho e outros exibirão a temperatura do quarto, que você poderá alterar.
Pode demorar um pouco para que a cabine atinja a temperatura que você definiu, então não desanime se o quarto não esfriar instantaneamente.
Às vezes, o sistema de ar condicionado estará localizado em um local perto do banheiro, soprando ar frio na cabine na direção da cama. Outras cabines terão sistemas de ar condicionado nos tetos que empurram o ar para baixo.
Sobre ar condicionado e Cabines com Varanda:
Se você estiver na sua cabine com varanda e estiver se perguntando onde seu ar condicionado não está funcionando, pode ser porque você deixou a porta da cabine com varanda aberta. Em muitos navios de cruzeiro, o ar condicionado na cabine realmente desliga quando a porta está aberta.
Este é um recurso de economia de energia. Não há muito sentido no ar condicionado soprar ar frio na cabine se o ar quente estiver entrando pela porta da varanda.
Curiosidades sobre ar condicionado em navios de cruzeiro:
Surpreendentemente, o primeiro registro de ar condicionado em navios de cruzeiro remonta à década de 1930! O SS Victoria tinha salas de jantar climatizadas e algumas das cabines mais caras também eram climatizadas.
Posteriormente, o Queen Elizabeth II da Cunard revolucionou o ar condicionado nos navios de cruzeiro, com ar condicionado em todas as áreas públicas. O que hoje é uma comodidade básica e obrigatória em qualquer embarcação de passageiros.
Portanto, se você tem problemas com ar condicionado, saiba que não terá como evitá-lo, pelo menos nas áreas comuns do navio, então, vá preparado para não haver maiores contratempos em sua viagem!
Imagem: MSC Seashore divulgação
Posts relacionados:
- Conheça a Promenade do MSC Grandiosa: Detalhes e Curiosidades.
- Preparem as botas e chapéus: o Navio Ana Castela 2025 está chegando!
- Navio do Zeca Pagodinho 2024. Embarque e deixe a vida te levar!
- Conheça Fernando Negrão: O santista que leva a alegria do samba ao MSC Grandiosa:
- Navios de cruzeiro no Brasil aceitarão pagamentos a bordo parcelado e sem IOF.