Veja os principais termos típicos de navio que você ouvirá em um cruzeiro.

Quando você embarca em um navio de cruzeiro, sente de fato que está entrando em mundo diferente, portanto, naturalmente alguns termos podem ser estranhos.

Por isso, preparamos este artigo para que você possa chegar preparado em sua próxima viagem de navio. Boa viagem!

1) Safety drill:

Este é o treinamento de segurança obrigatório que todos os passageiros de cruzeiros devem realizar no início da viagem. O objetivo é informar aos passageiros o que fazer em caso de emergência. Portanto, esteja atento aos avisos sonoros do navio para saber quando e onde comparecer ao seu treinamento de segurança (safety drill).

2) Meeting point ou muster station:

É o ponto de encontro e está relacionado ao treinamento de segurança. É o local para onde você deve se dirigir em caso de emergência. As informações sobre o seu ponto de encontro estarão indicadas no seu cartão de cruzeiro (cruise card), na porta da cabine e também serão apresentadas durante o treinamento de segurança. Este local também pode ser chamado de “muster station”.
Geralmente os pontos de encontro são distribuídos pelo navio por letras, como, por exemplo: Muster Station A.

3) At Sea Day:

Também conhecido como “Dia de Navegação”, são aqueles dias em que o navio não faz paradas em nenhum porto, ou seja, ele passa o dia inteiro navegando e os passageiros não poderão desembarcar.

4) Crew:

É a tripulação do navio, composta por todos os membros da equipe que trabalham a bordo. Cada tripulante é um “membro da tripulação” e geralmente usa um crachá (muitas vezes com seu nome, nacionalidade e função) para identificação.

5) Overnight:

É quando o navio permanece ancorado em algum porto durante uma noite inteira. Nesses casos, os passageiros têm a opção de desembarcar e aproveitar a noite na cidade ou permanecer a bordo e desfrutar das comodidades do navio.
No entanto, para a tripulação, overnight diz respeito ao turno de trabalho da noite.

6) Pax:

Essa é uma abreviação de “passageiro” ou “hóspede”. Você pode encontrar essa referência em cardápios, programações ou até mesmo nos orçamentos de viagens. Por exemplo, o preço de um pacote de bebidas será frequentemente descrito como “X dólares por pessoa” (X dólares/pax).

7) Bridge:

É a “ponte de comando” ou a sala de comando do navio, onde o capitão e sua equipe direta trabalham. Normalmente, ela está localizada na parte da frente da embarcação e em um andar (deck) elevado para proporcionar uma boa visibilidade do mar.

8) Deck:

Cada andar do navio é chamado de “deck“. Por outro lado, a expressão “deck aberto” (open deck) refere-se a um andar que possui uma grande área ao ar livre, como um terraço, área de piscina, parque aquático, entre outros.

9) Gangway:

É a “rampa de acesso” que é a passagem que permite a entrada e saída do navio. É nesse ponto que você apresentará o seu cartão de cruzeiro para entrar e sair da embarcação, bem como passar por verificações de segurança ao retornar ao navio.

10) Portside:

O “lado do porto”. É o lado do navio que fica mais próximo ao porto quando o navio está atracado. Portanto, olhando a embarcação de frente, é o lado esquerdo. Também chamado de “bordo”.

11) Starside ou Starboard:

O “lado estibordo” é o lado oposto ao lado do porto, e seu nome faz referência às estrelas (star = estrela). Portanto, olhando a embarcação de frente, é o lado direito. Também chamado de “estibordo”.

12) Proa:

A “proa” é a parte da frente do navio.

13) Popa:

A “popa” é a parte traseira do navio e também chamada de “aft”.

14) Midship:

O “meio do navio” refere-se à parte central do navio.

15) Dress Code:

É o “código de vestimenta” que estabelece as diretrizes de vestimenta para o seu cruzeiro ou eventos a bordo. Embora muitas companhias de cruzeiro sejam flexíveis em relação ao código de vestimenta, esteja atento, pois eventos específicos podem exigir trajes mais ou menos formais.

16) Guest Services:

Os “serviços ao hóspede” correspondem à recepção de um hotel e são responsáveis por todos os serviços de hotelaria a bordo do seu navio de cruzeiro.

17) Shuttle Bus:

São os “ônibus de translado” que transportam os passageiros do navio até o controle portuário, especialmente quando o porto é grande.

18) Tender:

Quando um porto não possui espaço adequado (em termos de tamanho ou profundidade) para que o navio atraque, os passageiros desembarcam usando pequenas embarcações conhecidas como “embarcações auxiliares” ou “tenders”.

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