Você já se perguntou como pode um navio flutuar em alto mar?

Os navios de cruzeiro estão entre as maiores embarcações do mundo. Portanto, se você já se perguntou como pode um navio não afundar nem virar, você certamente não está sozinho. Mas afinal, como pode ele flutuar?

Com 20 decks ou mais, piscinas pesadas no topo e uma pena parte do casco abaixo da água, o que exatamente impede que um navio de cruzeiro vire?

Vamos explorar neste artigo alguns motivos que fazem um navio flutuar em alto mar.

Como um navio de cruzeiro consegue flutuar.

Devido ao seu casco em forma de U que desloca água para fora e para baixo. Conforme a água tenta preencher esse espaço, a energia empurra o navio para cima. Essa lei da física é conhecida como o princípio de Arquimedes.

O princípio de Arquimedes afirma que um corpo imerso em um fluido está sujeito a uma força ascendente igual ao peso do fluido deslocado. Isso é conhecido como ‘a primeira condição de equilíbrio’.

A força ascendente de flutuação exercida sobre um navio de cruzeiro na água é igual ao peso da água que ele desloca, fazendo assim o navio flutuar.

Por exemplo, o Anthem of the Seas da Royal Caribbean, desloca 78.130 toneladas métricas. Isso equivale a 76.224.390,2 litros de água do mar.

A que profundidade o navio de cruzeiro fica na água?

Essa profundidade em que um navio fica abaixo da água é conhecida como calado. A maioria dos navios de cruzeiro normalmente tem um calado entre 5 metros e 10 metros. O calado real depende do tamanho da embarcação e da quantidade de combustível e água de lastro a bordo. Um calado típico de um navio de cruzeiro é de 8,5 metros.

O calado é medido à frente, à ré e no meio do navio. Ele determinará quais portos um navio de cruzeiro pode entrar.

Navios de cruzeiro menores geralmente têm um calado de menos de 7 metros e, portanto, podem entrar em portos menores. É por isso que, ao viajar em um navio menor, com uma companhia de cruzeiros, você terá a oportunidade de visitar portos de escala menores e menos turísticos.

O calado de um típico navio de cruzeiro grande, como o Anthem of the Seas, é de 8,5 a 8,8 metros. Os maiores navios de cruzeiro do mundo, os navios da classe Oasis da Royal Caribbean, têm um calado de 9,3 metros. Em regra pode chegar até 10% do navio abaixo da água.

Você pode ver a profundidade em que um navio de cruzeiro está na água verificando as marcas de calado. Você encontrará essas marcas na proa e na popa.

O que impede um navio de virar?

Os navios de cruzeiro são projetados para não serem instáveis ou virarem (capotar). A combinação de um casco largo (conhecido como “área do plano de água”), um centro de gravidade baixo, combustível e tanques de lastro cheios de água impede que um navio de cruzeiro vire em mares agitados.

O centro de gravidade de um navio de cruzeiro pode ser movido para cima ou para baixo ajustando os pesos dentro da embarcação – o mais óbvio é a água de lastro e o combustível.

Em casos extremos, pode ser necessário esvaziar as piscinas para fornecer estabilidade adicional, pois o peso de tanta água nos decks superiores tornará o centro de gravidade mais alto.

A maioria dos navios de cruzeiro possui um sistema de estabilização mecânica, conhecido como estabilizadores, acionados em alto mar caso necessário. Esses estabilizadores assumem a forma de aletas extensíveis que giram e são capazes de impor uma força de endireitamento quando a embarcação está em movimento. Eles não podem eliminar o balanço, mas podem reduzi-lo consideravelmente.

A maioria dos navios de cruzeiro também possui quilhas de porão que também ajudam a limitar a quantidade de rolagem. Estas são aletas longas de metal, soldadas ao longo de cada lado do navio.

Os navios de cruzeiro têm fundo plano?

A maioria dos navios de cruzeiro oceânicos tem fundo plano. Uma forma quadrada maximiza o espaço a bordo, além de tornar o navio mais estável para flutuar. Um fundo plano também simplifica a construção e a docagem a seco.

Os fundos dos navios de cruzeiro não são planos perto da proa, nem na área elevada na popa, onde estão as hélices.

Um navio de cruzeiro pode virar?

Tecnicamente, é possível para um navio de cruzeiro virar, mas é altamente improvável que isso aconteça. O capitão e os oficiais de navegação monitoram continuamente a estabilidade dos navios e a distribuição de peso vai sendo ajustada constantemente conforme a necessidade para manter a segurança da embarcação.

Qualquer navio pode capotar se a distribuição de peso e a flutuabilidade forem comprometidas para fornecer estabilidade negativa. Mas no caso de embarcações grandes como navios de cruzeiro, a possibilidade de virar seria quase impossível, mesmo nas condições mais agitadas do mar.

Quando foi a última vez que um navio de cruzeiro virou?

A última vez que um navio de cruzeiro importante virou foi em 2012. O Costa Concordia atingiu rochas e sofreu uma entrada descontrolada de água. A embarcação ficou progressivamente mais instável e, enquanto estava encalhada na ilha de Giglio, tocou o fundo do oceano, o que gerou uma força ascendente na parte inferior da embarcação, fazendo com que o mesmo virasse.

Conclusão:

O design dos navios de cruzeiro é realmente muito inteligente e a tecnologia embarcada é imensa.

Portanto, se você já se preocupou com a possibilidade de seu navio de cruzeiro virar em mau tempo, pode esquecer. A chance de um navio de cruzeiro virar ou afundar é incrivelmente pequena.

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Imagem: Royal Caribbean

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