As buzinas dos navios possuem um som particularmente distinto e muito alto. São partes essenciais da navegação marítima e da segurança dos navios em alto-mar. Além disso, seu som desperta um sentimento indescritível nos cruzeiristas mais apaixonados. Porém, cada tipo de toque têm o seu significados.
Função da buzina no navio:
Como embarcações marítimas, os navios de cruzeiro seguem regras Internacionais para evitar colisões no mar e outras regulamentações padrão.
Regulamentações internacionais padronizadas foram estabelecidas para codificar procedimentos importantes de operação de embarcações. Parte dessa padronização inclui a presença de buzinas adequadas em embarcações grandes, e os navios de cruzeiro não são exceções.
Essas regulamentações são essenciais para garantir uma boa comunicação entre todas as embarcações, visando a segurança de todos a bordo.
O principal objetivo de uma buzina no navio é evitar colisões a todo custo.
Em que momento os navios devem tocar suas buzinas?
Existem várias razões pelas quais os navios de cruzeiro tocam suas buzinas, desde uma simples saudação a outros navios que passam até um aviso de perigo potencial ou uma emergência.
Na maioria das vezes, no entanto, os toques da buzina são para comunicar a outras embarcações que direção o navio pretende seguir. Isso é feito usando vários sinais de buzina que todas as embarcações entendem.
Por que as buzinas dos navios são tão altas?
Proporcionalmente ao tamanho das embarcações, as buzinas dos navios são altas também para alcançar a maior distância possível frente ao oceano.
Elas atuam como um aviso para outras embarcações no mar. Portanto, elas precisam ser ouvidas por longas distâncias, em casos de baixa visibilidade e em emergências.
Em geral, pode-se ouvir as buzinas dos navios em até dois quilômetros de distância. Que é uma distância de segurança para que outras embarcações possam ficar cientes do que está acontecendo e tomar as medidas cabíveis a tempo.
O que significa cada tipo de toque:
Você já pode ter percebido que os navios têm vários toques diferentes da buzina. Mas você sabe o que eles significam?
Aqui está um rápido guia sobre o significado dos toques da buzina.
Um toque curto: Comunica a outro navio que você pretende passar por ele pelo lado de bombordo.
Dois toques curtos: Isso comunica a outro navio que você pretende passar pelo lado de estibordo.
Três toques curtos: Isso significa que você está operando em marcha a ré, como recuando do cais.
Um toque longo: Este é o mais famoso e o primeiro toque que você ouvirá a bordo do seu cruzeiro. Sinaliza que uma embarcação está deixando o cais.
Cinco toques curtos: Isso normalmente sinaliza perigo e é o tipo de toque menos provável que você ouvirá em seu navio.
Além desses motivos, seu navio também pode soar sua buzina em momentos de baixa visibilidade apenas para mostrar sua presença.
Embora as buzinas dos navios de cruzeiro tendem a assustar as pessoas a bordo, raramente há algo com que se preocupar. Em geral, o capitão do navio toca a buzina apenas para se comunicar.
É provável que você ouça o capitão do navio tocar a buzina mais para a alegria de seus espectadores e passageiros mesmo. É muito comum em alguns portos, turistas ou residentes ficarem aguardando a saída da embarcação para ouvir sua buzina e acenarem para o navio e seus passageiros. Trata-se de um show a parte!
De qualquer forma, agora você sabe o que significam os diferentes toques para poder estar preparado para o seu próximo cruzeiro.
Conte abaixo para nós, qual a sensação de ouvir esse buzina pertinho do navio?
Posts recentes:
- Conheça a Promenade do MSC Grandiosa: Detalhes e Curiosidades.
- Preparem as botas e chapéus: o Navio Ana Castela 2025 está chegando!
- Navio do Zeca Pagodinho 2024. Embarque e deixe a vida te levar!
- Conheça Fernando Negrão: O santista que leva a alegria do samba ao MSC Grandiosa:
- Navios de cruzeiro no Brasil aceitarão pagamentos a bordo parcelado e sem IOF.
Imagem: Freepik