MSC Cruzeiros reforça compromisso ambiental encomendando mais dois navios movidos a gás (GNL).

A MSC Cruzeiros Fortalece Seu Compromisso Sustentável com a Encomenda de mais dois Navios movidos a Gás Natural Liquefeito de petróleo (GNL), dos estaleiros Chantiers de l’Atlantique.

Essa parceria, anunciada por meio de comunicado à imprensa, destaca, portanto, o papel pioneiro da empresa no setor de cruzeiros em busca de tecnologias mais limpas e eficientes.

Os dois novos navios, atualmente denominados World Class 3 e 4, estão programados para serem entregues em 2026 e 2027, respectivamente. Com uma opção adicional ainda para um quinto navio.

Iniciativa esta que faz parte de uma estratégia da MSC para aumentar a eficiência ambiental da sua frota e reduzir assim emissões líquidas.

Uma característica destacada dessas embarcações é sua versatilidade em relação aos combustíveis. Os navios classe World Class também utilizarão bio e metano sintético e metanol verde. Esta flexibilidade é muito importante para o acompanhamento das evoluções em termos de fontes de energia ecologicamente sustentáveis, conforme estas novas tecnologias vão se tornando disponíveis no mercado.

Os navios também contarão com tecnologia embarcada para utilização de energia elétrica em terra, inovação esta que irá reduzir substancialmente as emissões dos navios enquanto estiverem nos portos. Medida está que visa acompanhar às novas práticas mais rigorosas para redução das emissões e desta forma melhorar a sustentabilidade operacional enquanto os navios se encontram nas paradas dos cruzeiros.

Palavras do presidente:

Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros, expressou orgulho na parceria contínua com os Chantiers de l’Atlantique e afirmou:

“A Classe World é um protótipo verdadeiramente inovador, e juntos estamos construindo alguns dos navios mais avançados do mundo. Estamos comprometidos em pesquisar e investir em tecnologias ambientais futuras, à medida que se tornam disponíveis, para garantir que continuemos avançando em nossa jornada de descarbonização, buscando assim zerar as emissões de gases até 2050.”

Laurent Castaing, diretor-geral dos Chantiers de l’Atlantique, agradeceu à MSC Cruzeiros por sua confiança renovada. Especialmente em um momento desafiador para a indústria de construção naval europeia. Laurent destacou também o compromisso da MSC em aceitar um custo adicional relevante em prol de melhorar a eficiência energética destes dois novos navios. Demonstrando assim o compromisso conjunto com a redução do impacto ambiental.

Conclusão:

Essa encomenda não apenas representa um avanço tecnológico na indústria de cruzeiros, mas também ressalta o papel das empresas do setor em liderar iniciativas sustentáveis. Ao aceitar custos adicionais para melhorar a eficiência energética e adotar combustíveis mais limpos, a MSC Cruzeiros reforça seu compromisso em moldar o futuro dos cruzeiros de maneira mais ecológica.

Portanto, infelizmente, para nós brasileiros, esta notícia ainda não é animadora o bastante! Haja visto que nossos portos não estão ainda preparados; nem para abastecimento de GNL e nem de energia elétrica para os navios. O que farão a vinda destes gigantes tecnológicos cada vez mais distante de nossa realidade.

Fonte/Imagem: Divulgação MSC

Posts recentes:

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais abaixo!

Sobre o autor:

Vou fazer um Cruzeiro!

Somos especialistas em cruzeiros e queremos ajudá-lo a planejar sua viagem perfeita! 

Oferecendo informações atualizadas sobre destinos, dicas de viagem, opções de embarcações, atividades a bordo e muito mais!
Visite nossas redes sociais!