Ótima notícia. A Revitalização do porto de Santos e os seus benefícios.

Quem já embarcou ou desembarcou no porto de Santos sabe. Além de não ser um local muito agradável, falta (e muita) estrutura para os milhares de cruzeiristas do Brasil e do exterior que passam por lá em todas as temporadas.

Segundo a Concais, administradora do terminal marítimo de passageiros de Santos, houve um aumento de 315% no movimento de passageiros na temporada 2022/2023, em relação à temporada 2021/2022.

No total, passaram pelo terminal de passageiros de Santos, 884.592 passageiros nesta última temporada.

Infelizmente, são muitas as dificuldades que os cruzeiristas e enfrentam para embarcar. Desde a dificuldade de acesso ao local, seja de carro, van ou ônibus, até a falta de estrutura do terminal. Sabemos que a empresa administradora do terminal se esforça ao máximo e consegue atender a todos os passageiros com louvor. Porém, sua localização não é a mais adequada.

Para conseguir chegar no terminal de passageiros hoje, é preciso dar muitas voltas. Em torno de impressionantes 30 minutos dentro da cidade para se chegar ao destino.

Fora a aventura de passar por ruas extremamente esburacadas e ainda ter que disputar espaço com carros, ônibus, vans, carretas, motos, bicicletas e até trens!

Outro problema é a distância que alguns navios ficam do terminal, sendo necessário ainda um transfer interno para chegar ao navio.

Quem embarcou nesta última temporada com 2 ou 3 navios de cruzeiro no mesmo dia sabe que não é fácil. Porém, felizmente isso está prestes a mudar!

Boas notícias:

Existe um projeto em andamento desde 2019 e já com autorização do Ministério dos portos e aeroportos para a mudança de local do terminal de passageiros do porto de Santos para o bairro do Valongo, no centro antigo da cidade. Ali mesmo aonde passamos assim que chegamos a Santos. A previsão é de que a mudança seja concluída em 2025.

O terminal atual, localizado no cais de Outeirinhos, é considerado inadequado para atender às necessidades do setor de cruzeiros, que vem crescendo nos últimos anos e teve seu maior pico em 2023.

O novo terminal, que terá uma área de 90 mil metros quadrados, será mais moderno e eficiente, com capacidade muito maiores de atendimentos aos passageiros.

Além de melhorar a infraestrutura para os passageiros, a mudança do terminal também terá um impacto positivo na economia da cidade.

O projeto prevê a criação de novos empregos e oportunidades de negócios na região do Valongo. Que é um importante polo turístico e cultural de Santos.

A mudança do terminal de passageiros do porto de Santos é um exemplo de como a integração entre o setor portuário e o setor turístico pode ser benéfica para o desenvolvimento econômico e social de uma cidade, bem como para a vida dos usuários de terminal marítimo.

Mais benefícios para a região:

Além do terminal marítimo, esta região chamada de parque Valongo será revitalizada, bem como a área onde são feitas as travessias de balsa Santos/Guarujá.

Segunda a prefeitura, a área entre os armazéns 4 e 7, nas imediações das ruas da Constituição e Riachuelo, deve se transformar em um espaço de lazer e convivência até 2026. O projeto, chamado ‘Parque Valongo’, está em elaboração e terá acesso ao canal do porto. Ainda contará como áreas verdes, espaço para eventos, atividades de lazer, esporte e cultura. Bem como um espaço para atividades nas áreas da educação e tecnologia, contando com parceria de universidades.

Enfim, as expectativas são as melhores. O projeto irá transformar as vidas das pessoas que moram, trabalham e passeiam na região, principalmente a dos cruzeiristas ansiosos por sua próxima viagem de cruzeiro!

Fonte e imagem: Prefeitura de Santos

Posts recentes:

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais abaixo!

Sobre o autor:

Vou fazer um Cruzeiro!

Somos especialistas em cruzeiros e queremos ajudá-lo a planejar sua viagem perfeita! 

Oferecendo informações atualizadas sobre destinos, dicas de viagem, opções de embarcações, atividades a bordo e muito mais!
Visite nossas redes sociais!