Quem já embarcou ou desembarcou no porto de Santos sabe. Além de não ser um local muito agradável, falta (e muita) estrutura para os milhares de cruzeiristas do Brasil e do exterior que passam por lá em todas as temporadas.
Segundo a Concais, administradora do terminal marítimo de passageiros de Santos, houve um aumento de 315% no movimento de passageiros na temporada 2022/2023, em relação à temporada 2021/2022.
No total, passaram pelo terminal de passageiros de Santos, 884.592 passageiros nesta última temporada.
Infelizmente, são muitas as dificuldades que os cruzeiristas e enfrentam para embarcar. Desde a dificuldade de acesso ao local, seja de carro, van ou ônibus, até a falta de estrutura do terminal. Sabemos que a empresa administradora do terminal se esforça ao máximo e consegue atender a todos os passageiros com louvor. Porém, sua localização não é a mais adequada.
Para conseguir chegar no terminal de passageiros hoje, é preciso dar muitas voltas. Em torno de impressionantes 30 minutos dentro da cidade para se chegar ao destino.
Fora a aventura de passar por ruas extremamente esburacadas e ainda ter que disputar espaço com carros, ônibus, vans, carretas, motos, bicicletas e até trens!
Outro problema é a distância que alguns navios ficam do terminal, sendo necessário ainda um transfer interno para chegar ao navio.
Quem embarcou nesta última temporada com 2 ou 3 navios de cruzeiro no mesmo dia sabe que não é fácil. Porém, felizmente isso está prestes a mudar!
Boas notícias:
Existe um projeto em andamento desde 2019 e já com autorização do Ministério dos portos e aeroportos para a mudança de local do terminal de passageiros do porto de Santos para o bairro do Valongo, no centro antigo da cidade. Ali mesmo aonde passamos assim que chegamos a Santos. A previsão é de que a mudança seja concluída em 2025.
O terminal atual, localizado no cais de Outeirinhos, é considerado inadequado para atender às necessidades do setor de cruzeiros, que vem crescendo nos últimos anos e teve seu maior pico em 2023.
O novo terminal, que terá uma área de 90 mil metros quadrados, será mais moderno e eficiente, com capacidade muito maiores de atendimentos aos passageiros.
Além de melhorar a infraestrutura para os passageiros, a mudança do terminal também terá um impacto positivo na economia da cidade.
O projeto prevê a criação de novos empregos e oportunidades de negócios na região do Valongo. Que é um importante polo turístico e cultural de Santos.
A mudança do terminal de passageiros do porto de Santos é um exemplo de como a integração entre o setor portuário e o setor turístico pode ser benéfica para o desenvolvimento econômico e social de uma cidade, bem como para a vida dos usuários de terminal marítimo.
Mais benefícios para a região:
Além do terminal marítimo, esta região chamada de parque Valongo será revitalizada, bem como a área onde são feitas as travessias de balsa Santos/Guarujá.
Segunda a prefeitura, a área entre os armazéns 4 e 7, nas imediações das ruas da Constituição e Riachuelo, deve se transformar em um espaço de lazer e convivência até 2026. O projeto, chamado ‘Parque Valongo’, está em elaboração e terá acesso ao canal do porto. Ainda contará como áreas verdes, espaço para eventos, atividades de lazer, esporte e cultura. Bem como um espaço para atividades nas áreas da educação e tecnologia, contando com parceria de universidades.
Enfim, as expectativas são as melhores. O projeto irá transformar as vidas das pessoas que moram, trabalham e passeiam na região, principalmente a dos cruzeiristas ansiosos por sua próxima viagem de cruzeiro!
Fonte e imagem: Prefeitura de Santos
Posts recentes:
- Conheça a Promenade do MSC Grandiosa: Detalhes e Curiosidades.
- Preparem as botas e chapéus: o Navio Ana Castela 2025 está chegando!
- Navio do Zeca Pagodinho 2024. Embarque e deixe a vida te levar!
- Conheça Fernando Negrão: O santista que leva a alegria do samba ao MSC Grandiosa:
- Navios de cruzeiro no Brasil aceitarão pagamentos a bordo parcelado e sem IOF.