Quando estamos em um cruzeiro, é importante estar ciente das restrições e recomendações para garantir a segurança a bordo, evitando assim problemas durante a viagem. Dentre as orientações comuns estão aquelas relacionadas ao uso de aparelhos elétricos, bem como secador de cabelos, chapinha e ferro de passar.
Esses itens são expressamente proibidos pelas companhias de cruzeiros. Quando identificados pelo Raio-x, podem ser retidos e somente devolvidos aos passageiros ao fim da viagem.
Razões para não usar estes dispositivos em navios de cruzeiro:
- Restrições de Energia Elétrica:
Navios de cruzeiro têm sistemas de energia limitados. Como há muitos passageiros a bordo e uma ampla variedade de equipamentos em operação, a capacidade elétrica pode ser restrita. No entanto, o uso de aparelhos de alta potência, como secadores de cabelo e chapinhas, podem sobrecarregar o sistema, causando assim quedas de energia.
Lembre-se, a fiação e circuitos elétricos do navio não foram dimensionadas para estes aparelhos! - Risco de Incêndios:
Se usados incorretamente ou deixados ligados sem supervisão, estes aparelhos podem representar sérios riscos de incêndio. Em um ambiente confinado, como uma cabine de navio, o risco de propagação é ainda maior.
Qualquer ocorrência como essa, além da dificuldade por estar longe da costa, irá prejudicar sua viagem na totalidade. - Prevenção de Danos:
Além dos riscos de segurança, o uso desses aparelhos em navios de cruzeiro também pode causar danos materiais. Por exemplo, o calor excessivo de uma chapinha ou ferro de passar pode danificar tecidos, móveis ou carpetes da cabine e você poderá ter que arcar com a responsabilidade pelo dano causado, já que estará infringindo as regras da companhia. - Alternativas Disponíveis:
– Secador e chapinha: A maioria dos navios de cruzeiro oferece secadores de cabelo nas cabines. Geralmente ficam em gavetas ou armários, além do banheiro. Embora não tenham a mesma potência de um secador de cabelo padrão, eles atendem às necessidades básicas dentro da especificação elétrica da embarcação.
– Ferro de passar. As companhias oferecem o serviço de passadoria, incluindo pacotes para travessias mais longas. Ainda assim existem produtos no mercado que desamassam roupas, além da velha técnica de deixar pendurada próxima ao chuveiro, para o vapor auxiliar no processo. - Priorização da Segurança:
As restrições e recomendações relacionadas ao uso de aparelhos elétricos em navios de cruzeiro, visam principalmente garantir a segurança de todos a bordo. Portanto, seguir essas diretrizes contribui para um ambiente mais seguro e agradável durante a viagem. A última coisa que você irá querer em suas férias é um incidente, não é mesmo? Portanto, siga sempre as normas das companhias.
Conclusão:
Embora seja compreensível que algumas pessoas queiram manter sua rotina de beleza durante um cruzeiro, é importante seguir as restrições e recomendações estabelecidas pela empresa de cruzeiros. Evitar o uso de secadores de cabelo, chapinhas e ferros de passar, é uma medida de segurança necessária a fim de evitar sobrecargas elétricas, riscos de incêndio e danos materiais.
Priorizar a segurança de todos a bordo é fundamental, afinal para desfrutar de uma experiência tranquila e memorável em um navio de cruzeiro.
Posts recentes:
- Conheça a Promenade do MSC Grandiosa: Detalhes e Curiosidades.
- Preparem as botas e chapéus: o Navio Ana Castela 2025 está chegando!
- Navio do Zeca Pagodinho 2024. Embarque e deixe a vida te levar!
- Conheça Fernando Negrão: O santista que leva a alegria do samba ao MSC Grandiosa:
- Navios de cruzeiro no Brasil aceitarão pagamentos a bordo parcelado e sem IOF.
Imagem de diana.grytsku no Freepik