Recentemente, os passageiros a bordo do MSC Seaside, notaram uma nova adição ao menu dos dois restaurantes principais do navio. Uma taxa para pratos extras de US$ 5 (dólares americanos).
A observação aparece no menu e é aplicada somente aos pratos principais: “uma taxa adicional de US$ 5 para o segundo prato principal ou adicionais”.
Essa medida segue políticas semelhantes implementadas nos navios da Carnival Cruise Line e da Royal Caribbean International no último ano. Conforme tendência crescente nos cruzeiros.
Essa nova taxa pegou muitos viajantes de surpresa. Os clientes estão ficando insatisfeitos com “cobranças extras” nos cruzeiros, onde um preço base aparentemente acessível é aumentado por várias taxas adicionais.
Quais companhias já estão cobrando taxa extra:
A Carnival Cruise Line foi a primeira grande companhia de cruzeiros a implementar tais taxas no restaurante principal em novembro de 2022. Porém, a taxa de US$ 5 da linha de cruzeiros se aplica apenas ao terceiro, quarto e mais pratos principais – os dois primeiros permanecem gratuitos.
No entanto, a MSC Cruzeiros parece estar cobrando a taxa também para o segundo prato principal.
A Royal Caribbean International rapidamente seguiu o exemplo com uma taxa extra em novembro de 2022. Porém, aplicou a taxa somente para caudas de lagosta grelhada. A taxa é substancialmente mais alta, no entanto, chegando a US$ 16,99 por cada cauda extra, além da taxa de serviço de 18%.
A taxa extra da MSC se aplica a todos os tipos de pratos principais. Embora os passageiros a bordo do Seaside tenham confirmado a taxa, ainda não se sabe se ela será implementada em toda a frota. O ainda se está em fase de testes em navios limitados ou viagens selecionadas.
O MSC Seaside está atualmente em Port Canaveral. Em rotas para as Bahamas e portos do Caribe, incluindo Costa Maya e Cozumel no México, Nassau e a ilha privada da companhia, Ocean Cay.
Por que cobrar por pratos extra?
Há muita especulação sobre por que as companhias de cruzeiros começaram a cobrar taxas extras por múltiplos pratos principais nos restaurantes principais. Portanto, três teorias principais têm surgido.
- As companhias de cruzeiro afirmam que a prática é uma tentativa de reduzir o desperdício de comida. Pois gera custos significativos e requer uma limpeza e descarte extensos. Ao cobrar taxas extras, as empresas esperam desencorajar os passageiros de escolherem múltiplos pratos principais, “apenas porque podem”, mesmo que não planejem consumi-los. As companhias também observaram que o aumento dos preços dos alimentos resultou na necessidade de algumas taxas extras para compensar os custos crescentes.
- A taxa também pode se tornar uma fonte de receita muito conveniente para as companhias de cruzeiro. Enquanto continuam a lidar com dívidas decorrentes do recente fechamento do setor.
- Reduzir os pedidos múltiplos pode acelerar o serviço de refeições. Especialmente durante os horários iniciais, quando os restaurantes precisam ser preparados para os horários de refeição subsequentes. Pedidos extras durante os horários de refeição noturnos também podem atrasar o fechamento do restaurante, criando dificuldades no cronograma da tripulação.
Conclusão:
Vale ressaltar que a taxa extra em todas as linhas – MSC Cruzeiros, Carnival Cruise Line e Royal Caribbean – se aplica apenas aos pratos principais. Todos os hóspedes ainda podem pedir múltiplos aperitivos e sobremesas sem nenhuma taxa adicional, independentemente do número selecionado.
Taxas extras nunca são bem-vindas, mas convenhamos. É um fato comum vermos muita comida desperdiçada nos pratos dos navios.
Portanto, seja pela crise que afetou o setor ou pela falta de consciência de alguns passageiros. Cada vez mais as companhias estão restringindo os melhores benefícios de uma boa viagem de cruzeiro.
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Imagem: Arquivo pessoal