Sim, um cruzeiro pode ser cancelado mesmo após reservado e pago, porém, felizmente é um evento relativamente raro, geralmente limitado a quatro cenários principais que veremos a seguir.
Virtualmente, a companhia de cruzeiro tem o direito de remover qualquer pessoa involuntariamente por qualquer motivo (conforme detalhado nos contratos de cruzeiro), mas a maioria das companhias vai além do padrão, oferecendo o reembolso total do cruzeiro e a opção de reagendar em viagens comparáveis, às vezes com descontos e normalmente com incentivos adicionais, como crédito a bordo, atualizações de cabine e até outra viagem de cortesia.
Embora as chances sejam pequenas, aqui estão as quatro situações mais comuns que podem ocorrer e o que você deve fazer para se proteger:
Se o Navio Tiver Sido Fretado:
Um aspecto negativo de reservar um cruzeiro com muita antecedência é que as companhias de cruzeiro ainda não finalizaram todas as viagens fretadas. As companhias de cruzeiro costumam aceitar reservas de fretamento com muito tempo de antecedência, muitas vezes um ano ou mais antes do cruzeiro. No entanto, quando uma oferta de fretamento se concretiza, algumas companhias aceitarão a taxa de fretamento maciça, mesmo sem muito tempo de antecedência, se uma porcentagem considerável do navio ainda estiver disponível para venda.
Em casos raros, os fretamentos podem ser feitos de última hora. Exemplos mais recentes incluem o fretamento de navios para abrigar trabalhadores levados para ajudar na recuperação do furacão em Nova Orleans após o Furacão Ida em 2021 e na Ilha Grand Bahama após o Furacão Dorian em 2019.
No caso de fretamento, a prática padrão da indústria prevê uma oferta de reembolso total ou a opção de remarcar outro cruzeiro da mesma companhia. (Opções de remarcação podem incluir o mesmo navio em uma data diferente ou um itinerário semelhante em um navio diferente.) Algumas companhias oferecerão descontos em um cruzeiro remarcado, e a maioria oferecerá incentivos adicionais a bordo, como upgrades de cabine ou créditos no navio.
Se o Navio Precisar de Reparos:
Os navios de cruzeiro são maravilhas da engenharia moderna, mas não estão imunes a avarias. Se um navio sofre danos significativos que justifiquem um tempo não planejado no estaleiro para reparos, os cruzeiros podem ter que ser cancelados. Neste caso as opções são as mesmas já descritas acima.
Se o Navio Tiver Sido Redirecionado para um Novo Destino ou Vendido:
Após 2020, as companhias de cruzeiro aprenderam a gerenciar o inventário de cabines por meio do redirecionamento de destinos e da redução da frota para melhorar o resultado. Foi muitas vezes uma jornada turbulenta, mas eles aprenderam a gerenciar esses eventos que antes de 2020 eram raros. Isso significa que é provável que você encontre um problema de redirecionamento, ou o efeito cascata de um, em seus futuros cruzeiros.
Se o Navio Tiver Sido Superlotado:
Pode ser um fato pouco conhecido, mas, assim como as companhias aéreas, as companhias de cruzeiro às vezes superlotam seus navios. As companhias de cruzeiro buscam navegar com capacidade total, mas sabem que alguns passageiros sempre cancelarão no último minuto. Como resultado, às vezes as companhias de cruzeiro superlotam os navios para que ainda possam navegar com capacidade total se as pessoas cancelarem no último minuto.
As companhias que adotam essa prática desenvolveram meios sofisticados de determinar quantos passageiros provavelmente cancelarão os cruzeiros. Portanto, têm uma boa ideia de quanto inventário podem vender em excesso sem remover passageiros. No entanto, nenhum sistema é infalível, e a superlotação ocorre.
Não é a remoção involuntária de sua reserva de cruzeiro. Assim como as companhias aéreas, as companhias de cruzeiro ocasionalmente reconhecem sua posição de excesso de venda e começam a pedir voluntários para a remoção com compensação adicional.
Isso aconteceu recentemente com o Preziosa para a saída de Hamburgo de 5 de novembro de 2023. Neste caso a MSC foi bem generosa nas propostas, oferecendo reembolso de 100% das despesas mais um cruzeiro grátis a escolher com varanda.
O Que Devo Fazer se tiver um cruzeiro cancelado pela companhia?
Não entre em pânico:
Quando você receber essa ligação ou e-mail fatídico, o melhor conselho que podemos dar é não se aborrecer demais. Respire fundo e lembre-se de que ainda pode salvar suas férias.
Conheça suas opções:
Geralmente, você terá que escolher entre as opções básicas de aceitar um reembolso para o cruzeiro agora cancelado ou remarcar um cruzeiro comparável. Seja no mesmo navio, mas em uma data diferente, ou em um navio diferente com um itinerário semelhante programado. (Outras opções podem se aplicar.) A companhia de cruzeiro frequentemente incluirá incentivos, como crédito a bordo, para aqueles que remarcarão e, possivelmente, taxas de alteração de passagem aérea.
Negocie com a companhia de cruzeiro:
Embora a companhia de cruzeiro entre em contato com os passageiros ou seus agentes de viagens, delineando as opções propostas, o que você obtém pode depender de sua capacidade de negociação. Se não for oferecido explicitamente, pergunte sobre o reembolso de taxas não reembolsáveis ou penalidades de cancelamento que você possa incorrer. Como estadias de hotel pré-pagas, aluguel de carros ou passagens aéreas.
Compre um seguro de viagem:
Certifique-se de que ele cubra não apenas o custo do cruzeiro em si, mas também passagens aéreas e quaisquer outras despesas importantes que você possa ter. Como estadias em hotéis e custos de transporte.
Reserve com um especialista em cruzeiros:
Um agente de viagens especializado em cruzeiros de confiança pode ter mais influência ao negociar com a companhia de cruzeiro em seu nome no caso de uma remoção, dada sua relação comercial
contínua com as companhias de cruzeiro. Caso a notícia temida chegue, ter um profissional experiente à disposição pode economizar tempo e evitar dores de cabeça. Além disso, o agente também pode rapidamente acessar o inventário existente para oferecer as melhores opções para uma viagem de reposição.
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