O navio de cruzeiro MSC Preziosa resgatou, na noite de domingo, 19 de Novembro de 2024, seis homens que estavam à deriva em uma embarcação desaparecida, no mar de Angra dos Reis. O naufrágio aconteceu na tarde de sábado (18), na região da Ilha de Jorge Grego.
Um dos sobreviventes, José Luiz Tito, de 63 anos, morador do bairro Jardim Amália, em Volta Redonda, encontrado já sem vida pelo Corpo de Bombeiros, nas proximidades do local do acidente.
Os outros seis homens foram resgatados com vida, porém em estado de hipotermia. Eles foram atendidos inicialmente no posto de saúde da Vila Abraão, em Angra dos Reis, e depois encaminhados ao Hospital Municipal da Japuíba, em Mangaratiba.
Um dos sobreviventes, o policial civil Carlos Eduardo Martins da Silva, de 40 anos, da delegacia de Barra do Piraí, estava em estado grave e precisou de transferência para o Hospital Geral da Baixada Fluminense, em Duque de Caxias.
Sobre o naufrágio:
O naufrágio aconteceu por volta das 14h de sábado. A embarcação, que levava os sete homens, teria afundado após uma forte tempestade.
O navio de cruzeiro que resgatou os sobreviventes é o MSC Preziosa, que estava fazendo o cruzeiro temático Navio da Mix, rumo a Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
O Preziosa navegava pela baía de Sepetiba quando por volta das 21h30h, alguns passageiros que estavam na varanda observaram os náufragos pedindo ajuda à deriva em alto mar. Foi quando avisaram a recepção que imediatamente acionou a ponte comando.
O comandante da embarcação disse que foi uma operação de resgate de alto risco, mas que era necessário ajudar os homens que estavam em perigo.
“Quando vimos os homens no mar, sabíamos que tínhamos que fazer algo para ajudá-los”, disse o capit. “Foi uma operação de resgate desafiadora, mas estamos felizes por termos podido salvar as vidas deles.”
O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, agradeceu ao navio de cruzeiro pelo resgate dos sobreviventes e elogiou a tripulação do navio pelo resgate bem-sucedido.
“Os seis homens devem a vida ao navio de cruzeiro e à equipe de resgate.”, disse Jordão.
As causas do naufrágio, porém, continuam sendo investigado pela Marinha do Brasil.
Análise:
O naufrágio ocorrido em Angra dos Reis é um trágico acidente que vitimou uma pessoa e deixou ainda outras seis feridas. O resgate dos sobreviventes pelo navio de cruzeiro foi uma ação heroica desempenhada pela tripulação do MSC Preziosa.
O acidente levanta então questões sobre a segurança de passeios turísticos realizados em barcos de pequeno porte. É importante que as autoridades competentes apurem as causas do naufrágio para aumentar medidas de segurança para assim evitar que novos acidentes aconteçam.
O resgate dos sobreviventes também é um exemplo de como a cooperação entre diferentes órgãos pode salvar vidas. A Marinha do Brasil, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, bem como o navio, trabalharam juntos para garantir o resgate dos homens com segurança.
Posts recentes:
- Conheça a Promenade do MSC Grandiosa: Detalhes e Curiosidades.
- Preparem as botas e chapéus: o Navio Ana Castela 2025 está chegando!
- Navio do Zeca Pagodinho 2024. Embarque e deixe a vida te levar!
- Conheça Fernando Negrão: O santista que leva a alegria do samba ao MSC Grandiosa:
- Navios de cruzeiro no Brasil aceitarão pagamentos a bordo parcelado e sem IOF.